Blog

Blog

21 de jan. de 2012

As fotos mais famosas do mundo


Recentemente fiz uma postagem que selecionava as treze fotografias mais famosas do mundo, porém como são muitas algumas fotos faltaram na lista, por isso  com a ajuda dos leitores hoje venho complementar o post. Peço que vocês vejam a parte um antes de ficarem reclamando por fotografias faltantes na dois, e obrigada pelos elogios contidos na última postagem.


Kim Phuc (1972), por Nick Ut




Uma das mais icônicas imagens da guerra do Vietnã mostra a jovem Kim Phuc correndo nua pelas ruas para tentar salvar sua vida. O fotografo Nick Ut levou a jovem para o hospital para tentar salvar a vida dela, e assim ela continua viva, mas com dores constantes que persistem até aos dias atuais.



Falling Man (2001), por Richard Drew



Essa fotografia é muito famosa pelo mundo todo, tirada por Richard Drew ela retrata o desespero daqueles que estavam dentro do World Trade Center no dia dos atentados do 11 de Setembro. não se sabe ao certo quem está na foto, mas sabemos que o número de pessoas que acharam no suicídio a única solução para a salvação nos dias dos atentados.

Guerrilheiro Heroico (1960), por Alberto Korda


 Essa talvez seja uma das fotografias mais conhecidas do mundo, nela vemos o guerrilheiro Che Guevara mostrando: imobilidade absoluta, raiva e dor. Korda captou bem os sentimentos desolantes de Che que olha para o horizonte expressando toda a sua luta. Alberto como comunista tentou evitar, com fracasso, a exploração dessa imagem.

Morte na Praia (1943), por 
George Strock


Em 20 de setembro de 1943 a LIFE publicou esta foto com a seguinte pergunta: "Porque publicar esta foto de três rapazes mortos em uma praia desconhecida de Papua Nova Guiné?" Entre as razões: Palavras nunca são suficientes....palavras não existem para nos fazer ver, sentir, conhecer o que realmente acontece." Esta foto foi publicada com a concordância do presidente Roosevelt, que achava que o povo estava muito complacente com a guerra. A partir desta, e de outras fotos, o público, chocado, foi levado a cada vez mais desejar vencer a guerra.

Vietnã (1966), por Larry Burrows



Essa foto incentivou os movimentos da contracultura que abominavam a guerra do Vietnã, pois sem censura Larry conseguiu captar em cores vivas o sofrimento dos soldados que eram subjugados e mortos. O fotografo morreu em 1971 quanto teve seu helicóptero abatido em Laos.

Breaker Boys (1910), por Lewis Hine


Essa imagem fez parte de uma campanha contra o trabalho infantil que tinha como objetivo trazer dois milhões de crianças de volta a escola, Lewis Hine fotografou crianças que trabalhavam com o carvão e assim trouxe a público como pequenos eram explorados por dinheiro.

Migrant Mother (1936), por Dorothea Lange


Esta fotografia para mim é realmente chocante, Lange ao passar por um acampamento de imigrantes avistou uma mulher com seus filhos despenteados que a dias passavam fome, então em dez minutos ela fotografou a cena esquálida, com essa imagem além da pobreza foi registrada a força de espirito de uma mulher batalhadora.


Einstein with his Tongue Out (1951), por Arthur Sasse


Essa fotografia de Einstein é tão brilhante quanto o próprio, ao comemorar o seu aniversário de 72 anos o gênio Albert Einstein foi intimado a sorrir para a câmera, mas como um sujeito bem humorado ele decidiu mostrar a língua e assim marcar gerações com seu senso de humor.

Hyéres France (1932), por Henri Cartier Bresson


Não consegui muitas informações sobre essa fotografia, mas gostei muito dela assim como todas as outras de Henri Bresson. Ela foi tirada em 1932 na França, e mostra uma pessoa a correr com sua bicicleta.

Dead Civil War (1863), por Matthew Brady


Uma das primeiras fotografias de Matthew Brady mostra alguns soldados civis mortos e jogados ao relento. A imagem rústica causa impaciência e encanta.

The Tetons - Snake River (1942), por Ansel Adams


Para finalizar trago essa excelente fotografia de Ansel Adams que é conhecida no mundo todo, um dos principais trabalhos desse fotografo de reconhecimento internacional.