Blog

Blog

17 de jan. de 2012

10 grandes histórias tecnológicas de 2011


O ano passado deu muito o que discutir no campo da tecnologia. Pessoas influentes morreram, empresas gastaram bilhões em segurança virtual e modas eletrônicas criaram novas ferramentas e desafios. Aqui vão 10 dos eventos tecnológicos mais interessantes de 2011.

1 – Morte de Steve Jobs


Da classe média simples para uma das maiores companhias tecnológicas do mundo, Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, era poderoso e reverenciado. Sua morte, no dia 5 de outubro, após uma longa batalha contra o câncer, chocou o mundo.
Homenagens podiam ser vistas do lado de fora de muitas lojas, nas flores, velas e bilhetes que as pessoas deixavam. Sua biografia virou um best-seller instantâneo.
Jobs ajudou a criar a indústria dos computadores pessoais, e construiu uma equipe que criou ícones como iMac, iPod, iPhone e iPad. E ainda tinha tempo para a Pixar Animation Studios.

2 – Mídia social como ferramenta de protesto


As mídias sociais viraram tópico de discussão após a Primavera Árabe, a série de protestos que começou no fim de 2010, no Oriente Médio.
E o uso das redes sociais para espalhar pelo mundo as demonstrações e ideias continuou em 2011, especialmente no Egito. Em Londres, os participantes dos protestos usavam o BlackBerry. Comentários sobre a ocupação de Wall Street pipocavam no Twitter.
Talvez por isso, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em uma conferência, em 2011, que “nós existimos na intersecção entre a tecnologia e os assuntos sociais”.

3 – Hackers


A máscara do filme “V de vingança” se tornou um símbolo político, vista principalmente na ocupação de Wall Street. Mas ela foi adotada antes, por um grupo online chamado Anonymous (Anônimos).
Os membros desse grupo surgiram para o mundo no ano passado, com uma série de ataques políticos através do computador, direcionados a igrejas, empresas e bancos.
Após a rede da Sony ser hackeada, especialistas descobriram um arquivo plantado em um dos servidores, contendo o hino dos Anonymous, “Nós somos uma legião”.

4 – O mercado dos tablets cresce


O mercado dos tablets cresceu em grandes proporções em 2011, impulsionado pelo grande sucesso do iPad. Os fabricantes de eletrônicos tentaram descobrir se os consumidores estavam procurando tablets ou iPads. A Google, com os tablets Android e a RIM com o BlackBerry PlayBook, não ficaram contentes com a resposta.
A Amazon talvez tenha quebrado a fórmula com o barato Kindle Fire. Ele já vendeu cerca de um milhão de unidades por semana, desde o lançamento, em novembro.

5 – Facebook e parceiros divulgando mais informações


Como você chama o fato quando alguém que te conhece descobre algo sem que você conte? O Facebook deu o nome de “desfricção”, e companhias com essa ideia, incluindo alguns serviços de música e novos locais de divulgação de textos e materiais, descobriram um grande veículo promocional.
Ainda assim, muitos se opõe a ter seus hábitos de leitura divulgados instantaneamente nas suas páginas da rede social. Zuckerberg está convencido de que as pessoas vão continuar publicando mais sobre si mesmo a cada ano – elas querendo ou não.

6 – Guerra das patentes


As maiores empresas de portáteis, incluindo a Apple, Google, HTC, Microsoft, RIM e Samsung, compraram uma grande briga por patentes.
Essas empresas entraram com processos (e contra processos) em países do mundo inteiro para conseguir acordos de licença ou para bloquear os produtos das rivais. A Google afirmou que a aquisição da Motorola Mobility, por quase 25 bilhões de reais, foi para ganhar as ações de patentes da fabricante de telefones.

7 – Google+


As pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais do que pesquisando na internet. Em outras palavras, mais Facebook e menos Google. Então o segundo criou o seu próprio “Facebook”: o Google+.
Até que a empreitada teve um bom começo, mas o rival ainda está longe na liderança. A Google afirma que a rede social é a chave para o futuro da companhia. É uma grande aposta.

8 – Apple se torna a empresa de mais valor no mundo


Quando Jobs retornou a Apple, em 1997, ele afirmou que a empresa estava a apenas algumas semanas de falir. Durante a década seguinte, ele orquestrou uma virada de mestre que culminou com a empresa virando a de mais valor no mercado, por algum tempo.
A Exxon Mobil recuperou o posto, mas isso não tira os méritos da Apple. O iPad 2 e o iPhone 4S estão aí para provar isso.

9 – O computador da IBM que ganhou o programa ‘Jeopardy!’


Às vezes o computador Watson, construído pela IBM, falhava em entender algumas nuances da língua inglesa, promovendo algumas risadas.
Mas o mundo já tinha o exemplo com o Deep Blue, também da IBM, que derrotou o campeão de xadrez, Gary Kasparov. Watson provou que dois homens inteligentes, Ken Jennings e Brad Rutter, não eram suficientes para enfrentar um banco de servidores gerando inteligência artificial.

10 – Spotify e Facebook tentam a música digital


Com o iTunes e o iPod, a Apple tinha uma grande fórmula para dominar a indústria da música digital. A Amazon e o Google nem tentaram quebrar isso.
Mas a Spotify provou ser uma oponente de valor na Europa, e após anos de negociações com gravadoras, finalmente chegou aos Estados Unidos.
Facebook Music, uma página que mostra o que os amigos estão ouvindo, ajudou a introduzir audiências maiores aos serviços de compartilhamento como Spotify, MOG, Rdio e Rhapsody. 

CNN